Crianças ajudam<br>a fazer uma Festa mais bonita

Mais de uma centena de crianças de duas escolas do primeiro ciclo do concelho do Seixal assinalaram anteontem, 21, o Dia da Árvore, ajudando à reflorestação do terreno da Festa do Avante!. As novas árvores foram plantadas na antiga zona da Quinta do Cabo, intervencionada no ano passado por obras de construção de infra-estruturas. Esta era uma necessidade há muito sentida pela direcção da Festa, mas a forma de a levar por diante foi no mínimo original. E muito alegre.

O desafio partiu da Festa, que contactou escolas vizinhas para participarem numa acção de plantação de árvores, em colaboração com a Associação «Os Pioneiros de Portugal»: responderam afirmativamente as escolas básicas do 1.º ciclo Infante D. Augusto e da Medideira, a primeira com três turmas e a segunda com duas. Ao todo, estiveram na Atalaia perto de 120 crianças, com idades entre os sete e os oito anos.

À chegada ao terreno da Festa, cada turma tinha que encontrar a «sua» árvore, previamente definida, e, depois, ajudar a plantá-la. Entre o lanche, correrias e um saltinho aos brinquedos do Espaço Criança, que ficava mesmo ali ao lado, todos cumpriram com empenho e alegria a sua missão.

Na altura da plantação propriamente dita, as crianças ainda tiveram direito a uma breve mas esclarecedora lição sobre a respectiva árvore: a sua origem, o seu nome científico, as suas características principais. «O pinheiro manso é de folha perene, que não cai no Inverno», esclareceu um, enquanto lanchava; «o ácer vem da Noruega», ripostou outro, em jeito de picardia.

Questionada pelo Avante!, uma das professoras, Elisete Agostinho, valorizou a iniciativa da Festa, ao mesmo tempo que garantiu que a experiência adquirida pelos seus alunos naquela manhã terá continuidade: «vão fazer um trabalho sobre o que aprenderam». Após realçar que as crianças estavam visivelmente felizes a mexer nas pás, a procurarem as árvores e a aprenderem o mais possível sobre elas, a docente realçou a importância da oportunidade que a Festa proporcionou àquelas crianças, que muito raramente assinalam o Dia da Árvore ao ar livre, num espaço amplo e verdejante. Na sua escola, há apenas uma árvore, num pequeno canteiro.




Mais artigos de: PCP

96 anos do PCP<br>comemorados em todo o País

As comemorações do 96.º aniversário do PCP continuam a expressar-se em múltiplas iniciativas que, ao todo, reúnem muitos milhares de militantes e simpatizantes. Nelas estreita-se laços de solidariedade e camaradagem, apela-se à...